OAB/MG e CAA Inauguram nova sede
Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024 às 09h37

A OAB-MG e CAAMG inauguraram, nesta sexta-feira (13), sua nova sede, no bairro Barro Preto, resultado da integração e do forte trabalho da gestão 2022-2024 dos presidentes da OAB Mineira, Sérgio Leonardo, e da CAAMG, Gustavo Chalfun. O Edifício das Liberdades, nova casa da advocacia mineira, unifica a estrutura administrativa das duas instituições para uma melhor prestação de serviços e atendimento às demandas da classe.

Uma comissão da Diretoria da 41ª Subseção esteve em Belo Horizonte para prestigiar o evento.

Para o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, a nova sede "é um espaço que não só representa a advocacia do presente, mas também aponta para o futuro que queremos e devemos construir. Esta casa carrega o nome de Edifício das Liberdades. Isso é muito importante porque ela é de todos nós, advogados e advogadas, de toda a sociedade. Aqui não é apenas um local físico, é um símbolo de união, um espaço onde todas as vozes encontram eco, onde cada advogado e cada advogada encontrará acolhimento. Aqui consolidamos a essência da nossa profissão, a defesa da cidadania, os valores da Ordem e sua missão institucional, um espaço para todos, onde a advocacia se fortalece e a justiça se constrói. Aqui será um espaço no qual defenderemos sempre o Estado Democrático de Direito e os direitos humanos. Lutaremos aqui pela justiça social, defenderemos sempre as liberdades. O Edifício das Liberdades abraça a diversidade, a pluralidade de ideias e a luta por uma justiça em sua forma mais pura, um local acessível e inclusivo, planejado para garantir que todos, sem exceção, possam exercer plenamente suas funções e o seu direito de pertencer".

Sérgio Leonardo ainda ressaltou que "hoje entregamos uma nova sede moderna, funcional e preparada para atender a advocacia de Minas Gerais com a eficiência que merecemos. Este espaço é mais que um prédio. É uma plataforma para a inovação".

Gustavo Chalfun saudou todos os presentes à solenidade pelo momento histórico. "Hoje milhares de advogados e advogadas reescrevem a história, transformam a advocacia de Minas gerais e inauguram este marco, em defesa da justiça, da liberdade e, acima de tudo, da democracia e da cidadania. É importante que todos que aqui se encontram saibam o trabalho, a dedicação e o esforço que o presidente Sérgio Leonardo, sua respectiva diretoria e a diretoria da CAAMG, aqui irmanados, de mãos dadas para que pudéssemos, literalmente, construir uma nova OAB. Estamos entregando à advocacia de Minas Gerais, dignidade, respeito, consideração, comprometimento e coração".

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, representando o presidente Beto Simonetti, destacou a importância da nova sede para a advocacia mineira. "Não há dúvida alguma de que o local está à altura da pujante advocacia mineira e de Minas Gerais, que tanto orgulha brasileiros e brasileiros de Norte a Sul. É uma honra estar presente e compartilhar o orgulho de ver uma casa tão brilhante, talvez o maior prédio da Ordem em nosso país, a demonstrar que Minas Gerais tem um local agora à altura de acordo com a pujante advocacia e de acordo com esta gestão que tem trazido tantos benefícios para advogados e advogadas do estado. Que seja aqui o ponta pé inicial de muitas conquistas para a advocacia, da cidadania e o local para celebrar a nossa profissão".

O imóvel de 13 andares substituirá a estrutura construída há mais de 50 anos, localizada no bairro Cruzeiro, oferecendo maior comodidade e acessibilidade a advogados e advogadas e integração entre os funcionários das instituições.

Os andares pares são destinados à diretoria e departamentos da OAB-MG e os ímpares à CAAMG O refeitório no 4º e o 13º andar serão compartilhados entre os funcionários. Uma moderna estrutura de rede permitirá que as instituições avancem no projeto de digitalização dos procedimentos internos.

Mudança necessária

O presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, desde que assumiu o cargo em 2022, constatou problemas estruturais na sede inaugurada há mais de 50 anos. "A OAB mineira cresceu, o número de inscritos e de serviços prestados à advocacia aumentou exponencialmente, precisávamos de um espaço que comportasse as demandas da instituição e da classe. O precário estado da antiga edificação geravam múltiplos obstáculos ao pleno desenvolvimento das atividades da seccional mineira e impediam a inovação, a inclusão e o avanço na sede da entidade", destacou.

Deste modo, OAB-MG e CAA-MG se uniram para viabilizar a nova unidade. A CAAMG adquiriu o prédio, enquanto a OAB-MG ficou responsável pelas adequações da estrutura, montagem do espaço, mobília e equipamentos. "A integração entre as diretorias durante a gestão 2022/2024 é um divisor de águas na história das instituições. Às vezes, parecia que os objetivos eram distintos. Nos últimos anos, OAB e CAA uniram forças para buscar soluções para toda a advocacia mineira", apontou Chalfun.

Participaram da solenidade pela OAB-MG, a vice-presidente Ângela Botelho; o secretário-geral Sanders Barão Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o tesoureiro, Fabrício Almeida; o tesoureiro, adjunto, Marco Antônio Freitas; o diretor de eventos, Diogo Lustosa; o diretor institucional, Rômulo Brasil; o diretor de apoio à Subseções, Álvaro Guilherme Matos; o diretor de Prerrogativas, Ércio Quaresma; os diretores de Interiorização, Bernardo Brant, Márcio Facchini e Rodrigo Carvalho. Pela CAAMG, estavam presentes o vice-presidente Giuliano Almada; a diretora tesoureira, Silvina Mendes; a diretora segunda-secretária Valéria Lemos; e os diretores institucionais, Rodrigo Botti, Flávia Fachineli e Luiz Paulo Moreira. O evento reuniu ainda autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e das polícias Militar e Civil, além de presidentes e representantes de comissões e subseções da OAB-MG no estado e dezenas de advogados e advogadas mineiros.