NOTÍCIAS

Instalação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais
Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022 às 16h38

O Presidente da 41a subseção da OAB/MG, Dr Sebastião Geraldo de Pádua, acompanhado do Tesoureiro Dr Og Queiroz Júnior, o Conselheiro Dr Daniel Pimenta Coelho, o Delegado de Prerrogativas Dr João Roberto da Silva e a Diretora da Comissão de Direito Agrário, Dra Denise Cerize, neste sábado 25/06/2022 estiveram prestigiando a solenidade de instalação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais, na presença do Delegado Regional Dr Tiago Bordini e do Chefe de Policia do Estado de Minas Gerais, Delegado Geral Dr Joaquim Francisco Neto e Silva.

 

A Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais (Deicra), de São Sebastião do Paraíso, criada a partir da Resolução 8.218, de 28 de abril de 2022 está em funcionamento no município. A informação é do delegado titular da 4ª Delegacia Regional, Tiago Bordini que confirmou que a unidade está em funcionamento e integra o 18º Departamento da Polícia Civil, de Poços de Caldas. "O delegado titular é o Dr. Leandro Zucoloto que já está atuando no combate aos crimes rurais e roubos de cargas em nossa cidade e região", disse.

Tiago Bordini completa dizendo que chegou-se a cogitar a implantação da Delegacia Rural na sede do Sindicato Rural em um espaço que foi cedido. No entanto, por questões de logísticas a área cedida não foi aprovada pela diretoria da Polícia Civil em Belo Horizonte.

"O local demandaria uma reforma muito grande e algo que poderia demorar muito mais tempo. Entendemos também que haveria uma divisão que poderia ser prejudicial, optou-se por manter o serviço aqui mesmo", comenta.

Ele frisa que a Delegacia Rural já foi instalada e está em funcionamento na própria sede da regional. "Ela não foi inaugurada, mas o pessoal está trabalhando. Na próxima semana teremos uma reunião para saber destes detalhes sobre este aspecto, teremos uma data para esta divulgação" finalizou o delegado Regional.

Informações divulgadas dão conta que desde a criação da primeira unidade no estado, com a implantação da delegacia com sede em Belo Horizonte, os indicadores apontam para uma queda de 17,81% nas ocorrências de crimes no setor. O comparativo é válido para o período dos primeiros quatro meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em novembro do ano passado, foram inauguradas quatro delegacias especializadas no combate a crimes rurais em Minas Gerais: em Araxá, Uberaba, Uberlândia e Frutal. Vale destacar que, além das unidades especializadas no setor rural, todas as unidades policiais da Polícia Civil do estado (PCMG) atendem aos 853 municípios mineiros e têm competência para realizar o registro de ocorrências e investigação criminal. Além dessas quatro, no último mês de abril, foi inaugurada a unidade de São Sebastião do Paraíso.

"Fico muito feliz com os frutos do nosso trabalho", disse o deputado Antonio Carlos Arantes. O parlamentar lembrou ter sido ele o autor da indicação da verba de R$ 500 mil destinada para o início dos trabalhos com aquisição de mobiliários e equipamentos. Também por intermédio do parlamentar foi feita a indicação de uma caminhonete 4x4 para a unidade.

Ainda conforme o delegado regional trata-se de um passo muito importante para o melhor atendimento da população rural, não só no nosso município como em toda região.

Titular na Deicra, em Belo Horizonte, o delegado Delmes Feiten, diz que realmente houve um aumento nos furtos, o que não desmerece o avanço no combate a crimes nos últimos anos.  Ele atribui a crescente onda de crimes praticados contra o homem do campo ao fenômeno chamado de interiorização do crime, que envolve o deslocamento das quadrilhas e organização para a área rural, principalmente para o furto de animais. Em contra-partida Feiten cita o endurecimento das ações policiais e assegura que há um fortalecimento no combate a crimes, com redução em roubos e invasões a fazendas, principalmente como resultado do trabalho de investigação e inteligência da Polícia Civil.

DESAFIOS
Dentro da modalidade crimes contra o patrimônio estão os furtos de animais, máquinas agrícolas, outros acessórios e bens. Minas trabalha em parceria com outros estados fronteiriços. A ação possibilita o compartilhamento de informações e atuações conjuntas. Uma das maiores dificuldades enfrentadas refere-se ao baixo número de contingente, mas o delegado Feiten afirma que há espaço para crescer. "O efetivo sempre pode melhorar", resume. A malha viária do estado é a maior do país e não é fácil cobrir toda a extensão de fronteiras e limites de territórios.

Se por um lado o crime é organizado e muitas vezes até sofisticado a polícia tem buscado aparelhar e se equipar para igualar as forças com o serviço de inteligência e apoio dos produtores rurais. Mesmo os municípios que não possuem delegacias especializadas, não estão desprotegidos.

"Nas localidades onde não existe formalmente instaladas uma Delegacia Rural especializada na investigação e repressão aos crimes rurais, há delegacias de crimes contra o patrimônio. Ainda que o nome delegacia de crime rural não esteja efetivamente instalado naquele local, não quer dizer que a apuração e resposta da Polícia Civil frente aos crimes rurais ali não exista. Todos as delegacias do nosso interior combatem, de forma perene e permanente, os crimes rurais", conclui Feiten.

Fonte: http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=212213 06/06/2022