NOTÍCIAS

TJMG apresenta o processo eletrônico na Comarca.
Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2016 às 17h49

 

O presidente da 41ª Subseção acompanhou a apresentação do processo eletrônico na Comarca, com implantação prevista para o próximo mês de Outubro.

O sistema informatizado que produz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital, conhecido como PJe (Processo Judicial eletrônico) foi apresentado na manhã desta quinta (25/8) no Salão do Tribunal do Júri, do Fórum Amphilóquio do Amaral, em São Sebastião do Paraíso, por uma equipe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O desembargador Raimundo Messias Júnior fez a abertura do evento que contou com a presença de juízes, promotora de justiça, defensores públicos, advogados, servidores da justiça.

 

Em vídeo, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, disse que o processo eletrônico chega a São Sebastião do Paraíso para trazer aos cidadãos a modernidade, a automação e a gestão sustentável do Poder Judiciário. “A proposta é caminharmos para um futuro no qual o Poder Judiciário traga ao usuário a solução de conflitos de forma mais célere”, afirma.

 

Segundo o TO novo sistema passa a ser utilizado na comarca paraisense passa a ser virtual a partir do dia 3 de outubro nas 1.ª e 2.ª Varas Cíveis e na Vara de Família e Sucessões e da Infância e Juventude. O peticionamento e demais atos processuais serão obrigatoriamente feitos pelo sistema eletrônico.

 

O desembargador Raimundo Messias Júnior representou o presidente do TJMG, desembargador Herbert Caneiro. “Hoje vivenciamos uma sociedade em que a todo instante estamos sendo absolvidos por tecnologia. É possível de um telefone celular fazermos movimentações em todos os setores de atividade. A sociedade civil vive em torno de um avanço tecnológico e com velocidade constante de informações. Felizmente é um caminho sem volta, e o Poder Judiciário não poderia ficar na contramão da história. Não poderia perder a oportunidade de ampliar esta situação e trazer para dentro da comunidade forense essa ferramenta. Não podemos mais dominar o acervo processual que há muitos anos vem crescendo em progressão geométrica, na medida em que não podemos acompanhar tal evolução”, disse o desembargador sobre a importância da implantação do PJe.

 

O juiz Osvaldo Medeiros Neri, diretor do foro da comarca de São Sebastião do Paraíso afirmou que “sair da zona de conforto envolve grandes desafios, em especial de profissionais formados com a cultura do processo enquanto objeto físico. A implantação do sistema eletrônico na administração da justiça é um caminho sem volta. Já não é possível, em todos os aspectos manter o atual sistema, em especial diante da elevação permanente do acervo processual, sem o correspondente aporte de recursos humanos e materiais. São novos tempos que envolvem sacrifícios, paciência e boa vontade de todos, mas certos que caminhamos com a modernidade”, salientou.

 

Neri frisou que o objetivo maior é a prestação jurisdicional, mais eficiente e com menor gasto de energia que resultará em benefício geral, em especial quanto à imagem de nossa instituição.

FONTE: http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=10582