Ato a favor do pagamento dos depósitos judiciais
Terça-Feira, 11 de Abril de 2017 às 10h27

Levamos ao conhecimento de todos, os fatos narrados em ordem cronológica:

Junho/2015:

• Governo de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentam projeto de lei (PL no 2.173/2015) para utilização dos depósitos judiciais.

Julho/2015:

• Lei Estadual no 21.720 é promulgada autorizando uso de 75% (primeiro ano) e 70% (segundo ano em diante) dos depósitos judiciais pelo Governo de Minas, mantendo-se o restante do valor como fundo de reserva a ser fiscalizado, permanentemente, pelo TJMG e pelo Estado.

• OAB/MG realiza audiência pública para discutir constitucionalidade da Lei no 21.720 e omissão sobre percentuais a serem utilizados em precatórios, dívidas e assistência judiciária.

• OAB/MG oficia Governo de Minas e TJMG para que percentuais e valores utilizados em pagamentos sejam discriminados.

• OAB/MG pede ao Conselho Federal da OAB que questione lei por ADI no 5.353.

Setembro/2015:

• Estado, Banco do Brasil e TJMG celebram contrato para regulamentar uso dos depósitos judiciais envolvendo, aproximadamente, 4,5 bilhões de reais.

Outubro/2015

• Em ADI no 5.353 anteriormente ajuizada, na qual o Conselho Federal atua como amicus curiae, liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, suspende a eficácia da Lei Estadual no 21.720.

Setembro/2016:

• Pleno do STF ratifica suspensão da eficácia da Lei Estadual no 21.720.

Dezembro/2016:

• Já no período de recesso de fim de ano, BB começa a negar o pagamento de alvarás judiciais em diversas comarcas do estado de Minas Gerais.

Janeiro/2017:

• OAB/MG recebe comunicados de diversas subseções do estado sobre o não pagamento de alvarás judiciais.

• OAB/MG divulga nota denunciando que alvarás judiciais não estavam sendo quitados.

• OAB/MG realiza três reuniões sucessivas sendo a primeira com o representante do Governo de Minas, a segunda com os representantes do BB no estado e a terceira com o TJMG. Todas para discutir a questão dos alvarás judiciais não pagos.

• OAB/MG se habilita como amicus curiae na ADI no 5.353.

• OAB/MG se habilita como amicus curiae na Reclamação no 26.106 (Estado, como Reclamante, impugna decisão sobre recomposição do fundo de reserva).

Fevereiro/2017:

• OAB/MG se habilita como amicus curiae na Reclamação no 26.338 (BB, como Reclamante, impugna decisão que o obrigou a honrar pagamentos dos alvarás).

• Secretário da Casa Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio de Rezende Teixeira, comparece à reunião do Conselho Pleno da OAB/MG para prestar esclarecimentos sobre os depósitos judiciais.

• Conselho Pleno da OAB/MG cria comissão responsável para acompanhar trabalhos relacionados aos alvarás não pagos.

• Morre ministro Teori Zavascki (STF), relator da ADI no 5.353.

• Ministro Celso de Mello (STF) indefere pedido do Governo de Minas sobre forma de recomposição do fundo de reserva.

Março/2017:

• Toma posse ministro Alexandre de Moraes (STF), para a vaga de Teori Zavascki, e assume a relatoria da ADI no 5.353.

• OAB/MG cria Ouvidoria do Alvará Judicial para receber denúncias de advogados sobre alvarás não pagos.

• Ouvidoria reúne mais de 700 denúncias de alvarás não pagos, em menos de 20 dias, totalizando aproximadamente 11,5 milhões de reais.

• OAB/MG notifica Governo de Minas Gerais e Banco do Brasil para que façam o pagamento dos alvarás judiciais.

• OAB/MG elabora petição para ministro Alexandre de Moraes (STF) com todas as informações sobre a Ouvidoria do Alvará Judicial e solicita decisão do Tribunal para resolver impasse entre BB e Governo de Minas.

O documento foi protocolado no dia 04 de abril.

Diante da omissão do Estado em achar uma solução para esse grave problema enfrentado pelos mineiros e pelos advogados, a Direção da OAB/MG, está  preparando um grande para o qual requer adesão de todas as Subseções.  No próximo dia 19 de abril às 14 horas, podendo se realizar na porta dos fóruns ou nas sedes das subseções da OAB, dia em que o Presidente da Seccional Dr. Antonio Fabrício e seus diretores estarão reunidos com o Ministro Alexandre de Moraes.